Em geral ter um site é uma forma profissional de alavancar o início de u projeto digital profissional,
isso porque propicia benefícios internos (empresa e seus colaboradores) e também externo (para os clientes), que buscam por seus serviços, produtos, informações/dicas relevantes sobre o seu nicho de atuação. Se você é uma pessoa pública, entenda clientes, como seus fãs.

Se você é daqueles que acha que pensar moderno é ter apenas um perfil ou uma página no Facebook e que substitui um site, isso é um equívoco. Leia  abaixo os dez motivos que escrevi, com muita cautela para facilitar o seu entendimento e tire suas próprias conclusões.

Motivo 1: aumentar sua presença na internet e dar a chance de consumidores te localizar no site mais acessado pelos brasileiros (o Google)
Segundo estatísticas, 8 a cada 10 consumidores pesquisam na internet antes de comprar; Se sua empresa não tem um site, com seus serviços/produtos/dados de contato, você dificultará um novo cliente te encontrar através do Google.

Motivo 2: ter um endereço de email personalizado com seu nome + nome da sua empresa
Mandar uma proposta de trabalho ou cotação comercial com um endereço de email
personalizado com seu nome + nome da sua empresa (nome@nomeDaSuaEmpresa.com.br)
transmite ao seu cliente: profissionalismo, credibilidade e confiança.

Motivo 3: Vitrine digital
Ter um site próprio te dá condições de você expor: serviços, produtos, dados de localização e de contato, de forma organizada e fácil localização; Consumidores buscam a todo tempo seu produto, serviço, por seu nome no Google aprender mais.

Motivo 4: ganhar mais visibilidade em publicações nas suas Redes Sociais
O algoritmo Edrank, responsável por levar as suas postagens para pessoas conectadas
na rede social Facebook, prioriza e dá credibilidade a postagens com um site. O que significa que
se você publicar link de serviços, dicas, curiosidades que interessam aos seus clientes, o
Facebook poderá te dar mais audiência.

Motivo 5: campanhas de marketing para clientes que visitam seu site pelo Facebook
O recurso Pixel do Facebook permite que quando você fizer uma campanha
de promoção ou impulsionamento do seu serviço / produto / conteúdo, seja possível aparecer no feeds de notícias ou na lateral direita do Facebook de pessoas que visitaram seu site nos últimos
30 dias. Essa é uma oportunidade que você tem para se conectar com quem visita seu site no seu Facebook e assim receber suas propagandas sociais (remarketing).

Motivo 6: campanhas de email marketing 
Se você não tem um site, não será possível enviar campanhas de email marketing, com promoções de venda e conteúdos relevantes ao seu público alvo.

Motivo 7: campanha direcionada através de botão de ação “Saber Mais”, “Compara Agora”
Possibilidade de direcionar campanhas patrocinadas seja de um artigo para ajudar seu cliente ou até mesmo um novo produto, e que para saber mais sobre isso ele precisará acessar o link do seu site, que recursos de das redes sociais permitem esse tipo de direcionamento.

Motivo 9: participar do Facebook Instant Articles
Novo recurso do Facebook em tentativa de coibir notícias falsas na rede social, você poderá, se tiver um site, publicar artigos confiáveis e verdadeiros nessa rede social, mas que exige que você tenha um site integrado a uma fan page. Sem um site você não poderá publicar um artigo no Facebook.

Motivo 10: criar campanhas patrocinadas para seu negócio
Possibilidade de você fazer campanhas patrocinadas, através do Google Ad Word e do Bing Ads, que poderá trazer para dentro do seu site  quem realmente se interessa ou está procurando pelo seu serviço, e assim, quando consumidores interessados digitarem no buscadores Google ou Bing por uma palavra chave que você está pagando, direcionará os interessados para sua página de serviços e produtos.

Espero ter esclarecido a importância de um site para você, para sua empresa, para o seu negócio. Saiba que mesmo que você ainda não conseguiu enxergar isso, saiba que milhões de consumidores estão buscando na internet pelo serviço e produto que a sua empresa oferece, diante disso, se você não tiver, dificilmente eles cairão no seu aquário, mas sim no site de seu concorrente. Pense nisso!