A sua casa tem portão? O portão tem fechadura ou segredo ou cadeado? Tem porta ou janela? A janela tem grade? Bom, aposto que sim. E se não bastasse, até contratar um seguro residencial. Seria tão bom se você cuidasse dessa forma a sua rede social, considerando e usando os recursos disponíveis para manter seguro o acesso do seu Facebook e, claro, também a sua segurança pessoal.

O que você tem feito para se atualizar ou para aplicar isso na prática na sua rede social? Calma, não desista, continue sua leitura.

Ah, se você considerasse seu Facebook como a sua casa… Com certeza você estaria mais protegido contra ataques virtuais e bisbilhoteiros, eles podem estar do seu lado, ou até mesmo dentro da sua casa ou no ambiente de trabalho.  Isso pode evitar a perda do acesso a sua rede social.

Como não existe seguro para seu Facebook, assim como existe para sua casa, para sua vida e para seu veículo, é importante você continuar lendo este artigo e descobrir como aumentar a sua proteção no Facebook.

Problemas comuns que podem prejudicar sua segurança

Acessar o Facebook, não clicar para “sair”, quando terminar o seu uso é uma falha grave. O fato de você não se clicar em sair da sua rede é o mesmo que você deixasse a chave no miolo do seu portão. Feche o portão. Clique sempre em Sair.

cadeado cor azul representando segurança facebook

Cadeado segurança no Facebook

Salvar os dados de acesso no computador de estranhos, e até mesmo no ambiente conhecido (sua casa, por exemplo), deixa salvo no navegador, o que pode ser muito prejudicial.

Imagine, seu ambiente de trabalho, você saiu da sala de trabalho para ir ao banheiro ou simplesmente fumar, e nesse tempo, um amigo descobriu sua senha de acesso através do seu navegador. Isso é possível.  Evite acessar sua rede social dentro do ambiente de trabalho, caso seu computador seja compartilhado com outros funcionários.

Sua senha é aquela velha senha? Pois bem, troque o segredo com frequência, pelo menos uma vez a cada dois meses, fortaleça usando números, letras maiúsculas e minúsculas e com caracteres especiais.

Ter cadastrado o seu número de celular no Facebook auxilia e aumenta a sua proteção. Assim, Facebook poderá enviar uma notificação quando algum estranho acessar a sua conta.

O que aconteceu comigo

Foto de perfil do estrategista digital Flávio Ribeiro

Estrategista Digital Flávio Ribeiro

Habilitar segundo email de acesso ao seu Facebook para entrar na sua conta pode evitar fortes dores de cabeça, e a perda do seu Facebook. Me recordo de um fato que me ocorreu no ano de 2011, onde recebi uma tentativa de invasão e roubo do meu acesso, onde o invasor conseguiu meus dados de acesso (email e senha) e trocou minha senha e também meu email principal. Ele só não contava que eu tinha email secundário cadastrado, e que fui alertado de troca de senha e do email principal.

Encerro dizendo: mãos a obra para colocar em práticas as dicas aqui compartilhadas com você para reforçar a segurança do seu perfil na rede social Facebook.