O Facebook está presente na vida de 1,7 bilhões de pessoas pelo planeta terra, ativamente, que fez pelo menos um acesso em 30 dias. O número de conectados brasileiros equivalem a população inteira do Egito (90 milhões). A média diária de uso dos usuários no segundo semestre de 2016, segundo o Facebook, é de 50 minutos.

A cidade de São Paulo tem 12 milhões de acessos mensais na capital, de moradores da capital e de outras cidades vizinhas que passam por aqui/trabalham mesmo.

No período de 12/4 a 12/5/2017, a página pública do prefeito João Dória, no Facebook, aumentou de 2.422.964 para 2.682.679 o número de pessoas conectadas, equivalente a um crescimento de 10,7%. Isso significa que 259.715 pessoas assinaram as atualizações do prefeito de São Paulo, 8.657 pessoas por dia, se tornaram “fan”.

O número de estrangeiros que se conectaram a página do prefeito foi 7.813, maioria dos EUA (1.812 pessoas) e na sequência, Portugal (600 pessoas).

CRESCIMENTO: quando e quanto João Dória mais cresceu?

Dia 7/5 João Dória superou a média diária em pouco mais de 500%, considerado a data que mais recebeu novas conexões, foram 48.395 pessoas num único dia. Segundo análise, devido a postagem feita por ele no dia anterior (6/5), titulado como “Minha Carta do Lula”, onde o prefeito dá resposta ao ex presidente dizendo que trabalhou desde os 13 anos de idade e com apresentação de sua carteira de trabalho. Essa publicação atingiu feito viral, que resultou em mais de 326 mil compartilhamentos (dado atualizado 22/6), espalhando por todo o país.

Prefeito João Dória no Facebook Carta ao Lula

Publicação mais repercutida – Carta ao Lula – Prefeito João Dória

Link do vídeo  “Minha Carta ao Lula”, publicado pelo Prefeito.

Essa postagem recebeu maior volume de interações e reações no período analisado, foram pouco mais de 600 mil visualizações. Confira a distribuição de indicadores coletados até o dia 12/5/2017:

grafico interaações carta ao lula joão doria facebook

Gráfico 1: interações recebidas em cima da publicação “Minha Carta ao Lula” entre 6/5 a 12/5/2017

PUBLICAÇÕES: quanto, quando e o quê João Dória postou em seu Facebook?

O prefeito do executivo realizou 94 publicações, média de 3,3 ao dia, majoritariamente no formato vídeo (69,1%); texto e link: nada. Os horários preferidos para postar são: 13h, 10h, 14h e 18H, na ordem. O único horário que não postou nenhum conteúdo foi às 22H. Já o dia preferido foi quinta feira, postou 21 vezes; na outra ponta, domingo realizou 5 postagens.

Os Posts foram com vídeo ou com uma fotografia. Acompanhe a distribuição:

grafico pizza com distribiução das 94 postagens feitas pelo prefeito joão doria no facebook

Gráfico 2 – Distribuição das publicações feitas por João Dória no Facebook (12/4 a 12/5/2017)

A taxa de engajamento em cima de conteúdo no formato vídeo é 223% superior à taxa recebida no formato fotografia.

Publicações no formato vídeo tem surtido maior efeito de interações, o que significa que o Prefeito está seguindo no caminho certo. Mas, poderia tentar publicar alguma ação e governo, através de links do portal oficial, uma vez que poderiam ser divulgados ações que a prefeitura vem desenvolvendo através de links que direcionam a conteúdos publicados no portal oficial da cidade.

INTERAÇÕES: quanto e quando João Dória recebeu?

João Dória recebeu 5.701.054 interações, uma média de 60.745 interações por cada uma das 94 publicações feitas por ele no período analisado.

A origem e desdobramentos dessas interações a partir da leitura das: reações, curtidas, comentários e dos compartilhamentos. Acompanhe o gráfico:

Gráfico pizza interações recebidas por João Dória no Facebook

Gráfico 3 – Distribuição das interações recebidas por João Dória no Facebook

 

Esta análise teve profundidade no juízo de valor o que pode arrancar com mais profundidade o sentimento das pessoas que expressaram opinião nas publicações feitas pelo prefeito no período, totalizando 4.586 comentários por publicação. Com uma análise mais aprofundada é possível descobrir ideias importantes sobre temas de governo e pode direcionar/pautar o discurso do prefeito nas próximas publicações. Um termômetro qualitativo de como as pessoas reagem as publicações, o que exige técnica e método.

A publicação feita pelo prefeito que recebeu mais interações você assistiu acima, titulado “Minha resposta ao Lula”.

O dia da semana que mais recebeu maior taxa de engajamento foi segunda-feira, e o menor foi de quinta feira (devido ao dia que mais postou, o que diluiu a proporcionalidade postagem x interações recebidas); Já os horários com melhores taxas de engajamento foram: 1 hora da manhã e na sequência às 16H.

APROFUNDANDO NO QUALITATIVO ATRAVÉS DAS REAÇÕES RECEBIDAS EM CIMA DAS PUBLICAÇÕES

Podemos ter uma outra leitura para entendermos um pouco mais sobre o qualitativo e como as pessoas reagiram em cima das publicações feitas pelo prefeito, através da leitura das “reações”, recurso criado pelo Facebook para medir o humor dos usuários.

Foram criados mais 5 botões além do “like/curti”, que podem expressão emoções aos usuários quando impactados pelo conteúdo visto no Facebook de uma pessoa pública ou uma empresa.  São eles: amei, hahaha (engraçado), ual (surpreso), tristeza, raiva. Entenda o quanto foi a distribuição das emoções em cima das 94 publicações feitas pelo João Dória.

gráfico com reações dos fans por tipo de reação no facebok do prefeito joão dória

Gráfico 4 – Distribuição das reações feitas pelas pessoas conectadas ao Facebook do Prefeito João Dória (12/4 a 12/5/2017)

Essa análise não substitui a de juízo de valor (análise qualitativa dos comentários), mas soma-se e pode-se concluir de emoções negativas não superam as boas e positivas, perceba os valores curti e amei, estas com certeza não podem gerar dúvida ou ambiguidade de interpretação. A partir da metodologia de leitura de dados públicos do Facebook podemos fazer análise comparativa entre páginas públicas do prefeito de SP com outros prefeitos de outras capitais brasileiras e também estrangeiras.